4 Comments
Sep 19, 2023·edited Sep 19, 2023Liked by Tamires Correia

como pode, mulher? vc "acerta" o assunto com frequência haha

esse trecho tá especial:

"Eu preciso acreditar mais no que sei - porque isso costuma ser suficiente. E silenciar a quantidade absurda de referências e estímulos de fora para conseguir focar no que posso e consigo fazer.

Não é sobre deixar de acompanhar a maravilhosa capacidade de outras pessoas de produzirem coisas incríveis, mas repetir a mim mesma que já tenho tudo o que preciso para começar e dar continuidade as coisas."

"é sobre" reconhecer a nossa sapiência, certo? achei bom demais refletir sobre isso com o seu texto! <3

Expand full comment
author

aiii muito obrigada! acerto com frequência porque acho que, no final das contas, estamos todas sofrendo do mesmo hahaha

adorei o uso do "sapiência", é mesmo sobre isso. obrigada de novo, Andressa <3

Expand full comment
Sep 19, 2023·edited Sep 19, 2023Liked by Tamires Correia

meu Deus, isto é algo que tem andado tanto na minha cabeça, mas que ainda não tinha conseguido materializar em palavras ou ideias; também me perco TANTO nas inspirações, acho que comecei essas recoleções na adolescência no tumblr, mas agora é muito mais intenso.

recolho nomes de filmes, livros, séries, ideias de hobbies, de roupas, de decoração, de estilos de vida, de hábitos, até de características, e no fim acabo por passar horas a fazê-lo sem integrar em mim nada de concreto. já nem sei há quanto tempo não vejo um filme do início ao fim (no tumblr ainda ia apontando nomes e vendo). os livros acumulam-se na estante e no kindle. nem te digo quantas capturas de ecrã tenho no telemóvel de coisas, sítios, livros, que achei interessantes e pensei "depois vejo". no fim o hobbie acaba por ser aquelas horas infinitas a recolher referências e nada mais.

talvez tudo seja muito rápido, talvez haja demasiada informação, talvez ainda não tenha aprendido a controlar o medo de estar a perder algo que seja interessante quando deixo de olhar o tiktok ou o pinterest. só sei que chegou a um ponto em que é demais e sinto que no fim do dia não tenho nada concreto a que me agarrar, que as referências, por serem tantas (demasiadas?) passam por mim sem deixar nada. preciso parar um bocado, olhar para tudo o que recolhi até agora e ver o que fazer com todos esses tesouros. uma reflexão de que estava mesmo a precisar, obrigada <3 é bom saber que não estamos sós

Expand full comment
author

fogo, resumiste o texto a sério!

haha o meu sofrimento é exatamente este e também comecei com isto na época do tumblr, ficava horas a salvar fotos. mas acho que era menos mal porque, como era no computador, havia um momento em que desligávamos e íamos fazer outras coisas, não é? já hoje em dia ficamos o tempo todo no celular e esse acesso facilitado torna impossível diminuir o consumo.

me identifico muito quando dizes "o medo de estar a perder algo que seja interessante quando deixo de olhar o tiktok ou o pinterest", mas tenho tentado pensar: "o que vou fazer com este tanto de referências e inspirações que consumo? para o que serve isso tudo que eu sigo, acompanho e salvo?"

estamos juntas neste sofrimento, mas também na busca de soluções para ele. <3 obrigada pelo comentário!

Expand full comment